Casa de Medicina Hiwe Shushati

CASA DA MEDICINA

Kupy Afonso Huni Kuin sempre trabalhou ajudando as pessoas com cura, e o conhecimento das ervas. e muito o fez dentro de sua própria casa recebendo as pessoas pra tratar. Nasceu com esse dom.  Muita gente também vindo atrás de conhecimento. Então para evitar o desconforto de receber as pessoas enfermas na sua casa, foi iniciado o projeto para a construção de um espaço ideal para receber as pessoas que buscam cura e conhecimento. Mas também que seja um espaço para o ensino desse conhecimento para os mais jovens da aldeia, e também para a produção e estoque das medicinas para nós mesmos e as enfermidades que podem aparecer. Para ser feito preparo e acompanhamento.

Foi  a primeira parte da construção da Casa de Cura HIWE SHUSHATI YUXIBU KUME TXAI INKA IBA MESTEBU. Hoje é um pequeno espaço onde realizamos todo o nosso trabalho de produção das medicinas, pomadas, tinturas, óleos essenciais e atendimentos de cura.

O nome da casa e seu significado:

HIWE: casa

* SHUSHATI: cura                

YUXIBU: seres encantados          

* KUME: kumaru, arvore dura

* TXAI INKA: A história é longa. Kume txai inka foi a primeira pessoa que quando não tinha conhecimento nem cantar nem nada, foi a única pessoa que se aventurou a buscar esse conhecimento. Então ele adiquiriu. Cantoria dança e medicinas

IBA: em homenagem a todos os ibã baibu.           

* MESTEBU: os anciões

O Primeiro liderança e coordenador da casa da medicina hoje é kupy. Seguido por seus dois filhos Ibã Terri e Ibã Edes. Ainda as pessoas importantes que compõe a equipe são Iba Zeca,  Iba Chico e um pequeno grupo de jovens de 5 anos até 15 anos.

POVO HUNI KUIN

O Povo Huni Kuin é a maior população indígena do estado Acre, mas também alcança outros estados e países.

Temos algumas Terras Indígenas demarcadas e cerca de 300 aldeias. Temos liderança e organização própria dentro de cada aldeia.

Nossa cultura ainda é viva, continuamos praticando nossos rituais e o nosso conhecimento. Tanto na parte da medicina como no rezo.

Hoje, ainda buscando cada vez mais fortalecer nossa própria cultura pois isso nos fortalece também.

Apesar de sermos divididos em aldeias o conhecimento é de todos. A medicina da ayahuasca, que chamamos de Nixi Pae, é uma verdadeira mestra pra nós dentro disso tudo, ela nos ensina e nos cura.

Depois dos massacres que sofremos ao longo da historia, resistimos até hoje com nossa culturas e práticas, podendo até hoje fazer as coisas ainda do modo tradicional, e não só pra nós, mas para todos aqueles que buscam.

Cada vez mais as pessoas estão buscando alternativas e cura pois a medicina dos brancos não está fazendo efeito..

ALDEIA PINUYA

A aldeia Pinuya, ou Colonia do 27, cidade de Tarauacá, Acre, Brasil começou perto de 1979 através da doação da terra por parte de um fazendeiro para a área que estava em processo de demarcação. Artur e carlo mariano.

O Kupy veio do Jordao, do tempo da borracha e seringa, quando chegou na Pinuya só moravam três familias. Que logo foram embora. E o Kupy ficou. Ai veio o surgimento dos caciques / tushau / liderança.

Então o Kupy Afonso foi o primeiro liderança da aldeia. Aí com o tempo foi voltando as pessoas. Artur, Carlo Mariano, com famílias maiores e tudo foi crescendo.

Pinuya quer dizer beija -flor.

Naquele tempo a floresta era ainda mais abundante, hoje em dia a aldeia já é cercada por fazendas desmatadas e criadoras de gado. Mesmo estando muito próximos da cidade não deixamos de praticar os conhecimentos.

E hoje a juventude tem demonstrado muito interesse em busca do conhecimento e da verdade. Não faz muito tempo que o preconceito era mais forte, hoje já somos mais respeitados por todos nossos conhecimentos.

Equipe

Pajé Afonso Kupy

Orientação

Ibã Inu Bake

Estudante tradicional e coordenador da casa da medicina

Ibã Edes

Curandeiro e conhecedor das ervas medicinais

Ibã Zeca

Curandeiro e conhecedor das ervas medicinais

Juventude

Jovens da aldeia estudantes da medicina tradicional e principais ajudantes